Quem Somos

O Pedal Sonoro é um coletivo de ciclistas urbanos, sem fins lucrativos, integrado por voluntario(a)s, que tem como principal objetivo: promover a utilização da bicicleta como meio de transporte e colaborar para a conscientização dos ciclistas a respeito de seus direitos e deveres.

O coletivo não conta com nenhuma espécie de patrocínio nem vínculo com o poder público ou a iniciativa privada. Todos os recursos necessários para o desenvolvimento de nossas atividades (bicicletas cargueiras, triciclo, sonorização, materiais informativos/educativos, etc) foram viabilizados por financiamento coletivo, através de doações dos frequentadores, vendas de produtos (camisas, adesivos, etc), parcerias e apoios.

Nossa principal ação é a organização de bicicletadas musicais temáticas, periódicas, que ocorrem, no mínimo, duas vezes ao mês. Desde 2013, realizamos mais de 80 bicicletadas com até 150 participantes a cada edição, reunindo ciclistas iniciantes e experientes, crianças, adultos e terceira idade de diversas classes sociais. A presença de famílias inteiras, assim como, de outros modos ativos – patins e skate – são frequentes nas pedaladas.

ps_01.png

Durante a concentração das bicicletadas, utilizamos o microfone para veicular informações e dicas necessárias para quem pedala pela cidade e, com frequência, distribuímos gratuitamente materiais educativos como o CTB de Bolso e a Cartilha do Ciclista do Ministério das Cidades.

O Pedal Sonoro realiza também outras ações como a CicloExperiência (2014/ 2017), CicloArraía em parceria com o Bike Rio Café (2015/2016) e o Pedalzinho Sonoro (2014/2015/2016), uma atividade inteiramente voltada para o público infantil.

campanha-niteroi

No ano de 2016, o Pedal Sonoro foi o operador da campanha Bicicleta nas Eleições realizada pela UCB – União dos Ciclistas do Brasil na cidade de Niterói, sendo umas das 20 iniciativas contempladas em edital nacional. Durante esta campanha, promovemos o diálogo com os candidatos aos cargos do poder executivo e legislativo através de encontros, elaboramos a Carta Compromisso pela Mobilidade Ativa assinada por todos os candidatos à prefeitura, organizamos Bicicletada das Eleições com os candidatos ao poder executivo, dentre outras ações de conscientização e mobilização da sociedade.

Além disso, participamos de dezenas de atividades, algumas de relevância no cenário nacional: Semana da Mobilidade de Niterói (2015/14), inauguração da ciclovia da Av. Paulista em São Paulo (2015), Pedala Ribeira / Aro Meia Zero em Salvador (2015) e Bicicultura em São Paulo (2016).

Após 3 anos em ação, o coletivo se consolidou como uma das principais expressões do cicloativismo em Niterói, com reconhecimento em toda a região metropolitana do Rio de Janeiro.

Através de suas ações, o Pedal Sonoro ocupa, discute e resignifica o espaço urbano, promove o uso da bicicleta como meio de transporte e alternativa viável para a melhoria da mobilidade urbana e incentiva a implementação de políticas públicas e atitudes que contribuam na construção de cidades para pessoas.