Mobilidade nas Eleições

O que é a Campanha Mobilidade Sustentável nas Eleições 2020

A campanha tem como objetivo principal inserir os modos de mobilidade sustentável nos programas de governo e mandatos das candidaturas às prefeituras e câmaras de vereadores nas eleições de 2020. Os modos de mobilidade sustentáveis dos pontos de vista econômico, social e ambiental são: a pé, bicicleta e o transporte público coletivo.

Para isso, uma coordenação nacional oferecerá auxílio a organizações sociais que atuam nessa pauta nos municípios para: elaborarem e entregarem propostas às candidaturas, se comunicarem com a sociedade e sensibilizarem o eleitorado. Essa iniciativa é baseada em experiências exitosas similares realizadas em eleições anteriores.

Objetivos da campanha

  • Incluir a mobilidade sustentável no debate político eleitoral.
  • Relacionar a mobilidade sustentável com as demais pautas de transformação social.
  • Contribuir para que a sociedade brasileira alcance os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável – ODS e cumpra a Nova Agenda Urbana.
  • Criar um ambiente favorável para ampliar a inclusão da mobilidade sustentável nas políticas públicas e nas legislações pelos poderes executivo e legislativo municipais, objetivando a formação de políticas de Estado (articuladas e duradouras) em substituição às políticas de governo ou de mandato.
  • Qualificar o conhecimento da sociedade em geral sobre a mobilidade sustentável e sensibilizar os eleitores para apoiarem candidaturas comprometidas com a mobilidade urbana de baixas emissões
  • Contribuir para o fortalecimento das organizações da sociedade civil que defendem a mobilidade sustentável nas cidades brasileiras, para o seu reconhecimento local e para a atuação em rede, nas escalas estadual e nacional.
  • Reivindicar espaços seguros para as pessoas se deslocarem a pé e de bicicleta,  como já está sendo feito em várias cidades do mundo para enfrentar a pandemia, com foco em ações de segurança viária.
  • Reivindicar um transporte público coletivo de qualidade, com ampla cobertura, que preze pela modicidade da tarifa e que seja compreendido como forma de garantir acesso a outros direitos como saúde, educação, etc.

Organização local e parceiros da campanha em Niterói

O coletivo Pedal Sonoro é a organização local responsável pela campanha na cidade. Para termos sucesso neste desafio, contamos com os seguintes parceiros:

BEM – Biblioteca do Engenho do Mato, Bicicleta e Companhia, Bike Anjo Niterói, Casa Fluminense, Cit4Life, Coletivo AMaravista, Coloussus Ciclologística Sustentável, Blog Desabafos Niteroienses, Ecoando – ecologia e caminhadas, Lagoa Para Sempre, Niteroi Para Pessoas, Observatório Social de Niterói, Papo de Bicicleta, Pedalada Sinistra, Pegada Cidadã, Ponto Org, Quintal dos Pescadores, Realize Cultura e Roda Verde.

As organizações da sociedade civil que desejam apoiar a campanha devem preencher este formulário. Sejam bem vindas!

Para saber mais sobre a campanha, clique aqui

Candidaturas

Para informações e notícias sobre a campanha em Niterói, participe dos grupos de divulgação!

WHATSAPP https://chat.whatsapp.com/KhzIZoVJAlr0KbTTVd1RHo 

TELEGRAM https://t.me/joinchat/AAAAAFg-uvwbs9TBFwb_5g

ATENÇÃO CANDIDATA/O ⚠️

Para formalizar o seu apoio e eventual participação nas atividades da campanha, preencha o formulário: https://forms.gle/eV8yS2noMoER5twC9

Realização

Cidadeapé – Associação pela Mobilidade a Pé em São Paulo

Sediada em São Paulo (SP), é uma organização da sociedade civil dedicada a contribuir para uma cidade mais humana, segura e acessível para todos os que se deslocam por ela – em especial quando usam seus próprios pés, ou cadeira de rodas, para se locomover.

Como Anda

Como Anda é o ponto de encontro de organizações que promovem mobilidade a pé no Brasil, fruto de uma parceria entre as organizações Cidade Ativa e Corrida Amiga, com o objetivo de criar um ambiente fértil para o empoderamento desses grupos, disponibilizando dados e disseminando informações sobre iniciativas e projetos.

Idec – Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor

O Idec é uma associação de consumidore(a)s sem fins lucrativos, independente de empresas, partidos ou governos. Fundada em 1987, sua missão é orientar, conscientizar, defender a ética na relação de consumo e, sobretudo, lutar pelos direitos de consumidore(a)s-cidadão(ã)s, que também são usuário(a)s do Sistema Nacional de Mobilidade Urbana.

UCB – União de Ciclistas do Brasil

A UCB é uma organização federativa que congrega organizações da sociedade civil, ciclistas e empresas com o objetivo de promover o uso da bicicleta como meio de mobilidade, esporte e lazer no Brasil.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s