Mobilidade nas Eleições – Niterói 2020

O coletivo de ciclistas Pedal Sonoro, em parceria com outros atores sociais, fará o lançamento da campanha nacional Mobilidade Sustentável nas Eleições em Niterói, nesta quarta-feira (07/10), às 19h30, em uma transmissão online em suas redes sociais. Você pode acompanhar a atividade no youtube ou no facebook!

Em uma cidade com graves problemas de circulação é fundamental debater e discutir com as candidaturas, alternativas para a mobilidade urbana. Esta questão é ainda mais importante devido à pandemia de COVID-19. Com a disseminação do novo coronavírus, cidades no mundo inteiro tem priorizado deslocamentos mais seguros e saudáveis, principalmente de modo ativo, minimizando os riscos à saúde de seus cidadãos. 

Para que os benefícios sociais, ambientais e econômicos da mobilidade sustentável –  caminhada, transporte público e bicicleta – sejam reconhecidos pelo poder municipal, é necessário sensibilizar o conjunto de eleitores para apoiar candidaturas comprometidas com esta questão, e ampliar a inclusão da pauta nas políticas públicas e legislações municipais. 

A campanha já está em contato com dezenas de candidaturas ao Legislativo e Executivo em Niterói, de diversos partidos e de todos os espectros ideológicos. A partir da semana que vem, se iniciarão as atividades com o(a)s candidato(a)s, como bate-papos online e entrevistas.

Sobre a campanha

A campanha Mobilidade Sustentável nas Eleições é um conjunto de ações da sociedade civil organizada, para inserir a mobilidade sustentável nos programas de governo de candidaturas municipais em 2020. Para isso, a coordenação nacional da iniciativa oferece, às organizações sociais que atuam com essa pauta nos municípios, auxílio para elaborarem e entregarem propostas às candidaturas, a fim de se comunicarem com a sociedade e sensibilizarem eleitores. Essa iniciativa é baseada em experiências exitosas similares, realizadas em eleições anteriores, tanto nos níveis municipal quanto nos  estaduais e no nacional.

A campanha é coordenada nacionalmente pelas seguintes organizações: Cidade a Pé – Associação Pela Mobilidade a Pé em São Paulo; Como Anda; IDEC – Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor e UCB – União de Ciclistas do Brasil.

Na cidade de Niteró o coletivo Pedal Sonoro é a organização responsável pela campanha e contamos com os seguintes parceiros: BEM – Biblioteca do Engenho do Mato; Bicicleta e Companhia; Bike Anjo Niterói; Coletivo Amaravista; Coloussus – coletivo de ciclologística; Desabafos Niteroienses; Ecoando – ecologia e caminhadas; Lagoa Para Sempre; Niteroi Para Pessoas; Papo de Bicicleta; Pedalada Sinistra; Podcast Sempre em Frente; Ponto Org; Quintal dos Pescadores de Itaipú e Roda Verde.

Clique aqui para saber mais sobre a campanha na cidade!

2 comentários

  1. Sou candidato a vereador pelo PT e faz parte da nossa campanha o tema da ciclovia 100% viável. Estamos juntos neste projeto. Se quiserem saber mais detalhes, basta nos procurar nas redes sociais. Mário Fialho.

    Curtir

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s