Contagens registram crescimento expressivo de bicicletas em Niterói

Apesar de Niterói carecer de políticas públicas e investimentos para a promoção efetiva da ciclomobilidade, o número de viagens realizadas por bicicletas na cidade apresenta um crescimento expressivo nos últimos anos.

É o que demonstram os números relativos às contagens de bicicletas realizadas no município que ocorrem desde 2015 nas Avenidas Roberto Silveira e Amaral Peixoto, pelo menos uma vez ao ano, gerando assim uma série histórica. A iniciativa é realizada pelo Mobilidade Niterói e Transporte Ativo, com o apoio do programa Niterói de Bicicleta.

Na Rua São Lourenço, importante conexão para a Zona Norte, o levantamento foi feito apenas em 2105 e 2016 pelo Mobilidade Niterói, mas foi retomado em setembro deste ano pelo Coletivo Pedal Sonoro.

barra.png

ENTÃO, VAMOS AOS NÚMEROS!

A Av. Roberto Silveira, na Zona Sul, foi a via que apresentou o maior tráfego de ciclistas, totalizando 4236 viagens [325,8 ciclos/h ou 5,4 ciclos/min]Os números representam um aumento de 40,7% em relação ao ano passado e 290% se comparado ao ano de 2015. A contagem foi realizada no dia 10/09 pela Transporte Ativo, entre 7h e 20h.

grafico_rsilveira

A via onde o maior tráfego de bicicletas foi registrado, não conta mais com os segregadores, a sinalização é ruim e não há fiscalização de trânsito efetiva. Acreditamos que tais fatores explicam o alto índice de incidentes envolvendo ciclistas nesta via. 

Na Av. Amaral Peixoto a contagem foi realizada pela Transporte Ativo em 11/09, entre 7h e 20h. Foram registradas 3449 viagens [256,3 ciclos/h ou 4,4 ciclos/min], apontando um crescimento de 33,8% em relação à 2018 e 291,9% se comparado à 2015.

grafico_amaral

Na Rua São Lourenço o levantamento foi realizado pelo Coletivo Pedal Sonoro em 24/09, mas adotamos uma metodologia diferente. Ao contrário das contagens automáticas realizadas pela Transporte Ativo, que ocorrem ao longo de todo o dia, optamos pela contagem manual no horário de pico, entre 7 e 9h da manhã. Apesar desta escolha impactar significativamente no número geral de bicicletas, uma vez que esta metodologia foi utilizada nas contagens anteriores realizadas pelo Mobilidade Niterói, adotá-la possibilitou uma comparação direta, ou mesmo a retomada da série histórica.

Contamos um total de 512 viagens [256 ciclos/h ou 4,2 ciclos/min], evidenciando um aumento de 98,4% em relação ao ano de 2015. Entretanto, este é o menor crescimento registrado em uma via no mesmo período.

grafico_slourenço

Cabe registrar que a oferta de infraestrutura cicloviária na Zona Norte é bem inferior à Zona Sul. A Rua São Lourenço, apelidada de “ciclofaixa do descaso”, apesar de ser a principal conexão para a Zona Norte da cidade, apresenta diversos problemas como pavimentação irregular, sinalização deficiente e alto índice de estacionamento irregular, devido à falta de fiscalização. 

Para o coletivo Pedal Sonoro, que desenvolve ações para a promoção da ciclomobilidade, este dados são muito valiosos. Os números levantados por estas contagens respaldam, sem sombra de dúvidas, nossas cobranças para que a gestão municipal adote uma política cicloviária séria, a fim de garantir o conforto e a segurança para milhares de cidadãos e cidadãs que optaram por utilizar a bicicleta como meio de transporte na cidade. Se a demanda existe, o que a Prefeitura de Niterói está esperando?

3 comentários

  1. Numero de bicicletas cresce mas as condições para se pedalar com segurança ainda são poucas. Não há como prover toda a cidade de ciclovias. O que precisamos é de uma política de redução de velocidade nas vias urbanas afim de diminuir a probabilidade de morte nos acidentes entre carros, motos , pedestres e ciclistas.

    Curtir

  2. Bom dia, pessoal, uma ressalva importante, as contagens de 2018 e 2019 foram realizadas pelo programa Niterói de Bicicleta utilizando o equipamento gentilmente cedido pela ONG Transporte Ativo.

    Curtir

Deixe uma resposta para João Luiz de Oliveira Cancelar resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s