O Coletivo Pedal Sonoro e o Lagoa para Sempre, a convite da União de Ciclistas do Brasil (UCB) e da ONU Meio Ambiente, convidam todas e todos para comemorar a semana do meio ambiente com uma bicicletada musical em um circuito de descobrimento com novas e esquecidas paisagens da Região Oceânica de Niterói.
O dia 05 de junho é o Dia Mundial do Meio Ambiente e em razão disso, a ONU comemora a data com uma semana de atividades, sempre com um tema diferente.
Em 2019 o tema escolhido é a poluição do ar, uma questão crítica tanto para o meio ambiente quanto para a saúde humana.
A campanha #PedalAmbiental busca reunir o maior número possível de grupos de ciclistas para promover a conscientização sobre o uso dos meios de mobilidade ativos, não poluentes, buscando uma locomoção sustentável e diminuindo o uso de carros. Em Niterói, realizaremos a Bicicletada Ambiental na Região Oceânica no dia 08/06 (sábado).
Nossa pedala ambiental começa na Praça do Cafubá, seguindo em direção a “Praça do Para-pente” (Lagoa de Piratininga), passando pelo Canal de Camboatá (Mangue de Itaipu), Pomar e Horta Comunitária AMaravista (Área Brejo Itaipu), Quintal dos Pescadores Tradicionais de Itaipu, Lagoa de Itaipu e a Associação de Windsurf de Niteroi (Camboinhas).
Visitaremos ainda os sítios arqueológicos, símbolo da pré-historia brasileira, o Sambaqui Duna Grande, e Duna Pequena e Sambaqui Camboinhas, territórios ameaçados pelos empreendimentos imobiliários na região.
CONCENTRAÇÃO: 10H NA RÓTULA DO CAFUBÁ / SAÍDA 10H15
Icaraí: 9h no Posto Mãe Grace (em frente ao Select) / saída 9h15
* local a definir (mantenha-se conectado/a)

parceiros
Amaravista | Amazonas Bike
Associação de Windsurf de Niterói
BEM Biblioteca Comunitária do Engenho do Mato
MAI – Museu de Arqueologia de Itaipu
Ponto Org / Quintal dos Pescadores de Itaipu
