Vastas emoções no mundo do pedal [LAM]

Vastas emoções no mundo do pedal

Por Luiz Antonio Mello*

Há uns três anos, parado com o carro no sinal da Praia de Icaraí com Miguel de Frias, vi um grupo enorme de ciclistas no chamado calçadão, que, na verdade, virou uma pinguela onde corredores, andarilhos, carrinhos de bebê, ciclistas, cachorros, disputam o espaço mínimo.

Gostei do que vi. Bando. Gosto de bandos. Sempre gostei de bandos. O bando que vi era o Pedal Sonoro se preparando para mais uma bicicletada pela cidade.

Enquanto o sinal estava fechado e mesmo depois de abrir (o trânsito não anda em Niterói) lembrei de meus tempos de adolescente singrando Niterói de bicicleta com os amigos. A bicicleta era o meu meio de transporte. Estudava no Abel e mesmo morando perto do colégio as vezes ia a aula de bicicleta. Fazia tudo montado nesse veículo genial que tem o poder de humanizar as pessoas.

bike_arte_banner.png

Ainda parado no sinal, decidi que um dia iria voltar a pedalar e procurar o Pedal Sonoro. Foi o que fiz, este ano. Minha bicicleta é ótima. Eu disse para o Euclides, do Cicle São Salvador, em Icaraí, que queria uma bicicleta extremamente confortável, suave, tranquila. Um componente daqui, outro dali, ficou ótima. Claro, barata. Infelizmente, apesar dos avisos, não troquei o sistema de câmbio marca Yamada. Coisa chinesa, de quinta, dá tranco, estala, mas estou me adaptando a esse estorvo.

Adotei a bicicleta como veículo principal. Vou a todos os lugares com ela apesar do abandono das parcas ciclofaixas e ciclovias que estão com a sinalização apagada, são invadidas por carros, ônibus e caminhões, mas não vou jogar à toalha.

Pedalando e pensando, um curioso mergulho no inconsciente que a bicicleta proporciona, vastas emoções vem à tona. De todos os tipos, formas, cores.

Ainda bem.

* Jornalista, radialista, escritor, pesquisador de rock & blues e realizador do programa A Onda na Rádio Pedal Sonoro

 

a onda

 

Um comentário

  1. Texto inspirador!!!! É isso aí Luiz Antonio Mello.. Continue inspirando a galera!!!
    Os prazeres são muitos e a luta é grande.. e o importante é ñ parar!!!!

    Curtir

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s